compota de nêsperas

terça-feira, 30 de abril de 2013

0 comentários
a invasão das nêsperas já começou!

no meu quintal tenho cerca de 6 nespereiras, com tantas nêsperas maduras a invadiram aqui a cozinha, resolvi experimentar a fazer uma compota com elas.

nunca tinha provado uma compota deste fruto, mas gostei bastante do resultado final.

as nêsperas são um fruto que têm uma temporada relativamente curta, sendo que o mês de maio é a altura ideal para as consumir, pois é nesta altura que o fruto ganha o seu sabor e todas as suas propriedades.

é um fruto rico em fibras, potássio e em vitamina A.

ingredientes:

1kg de nêsperas c/casca - já sem caroços
400g de açúcar
casca de lima q.b
1 pau de canela




comecei por lavar muito bem as nêsperas, e sem as descascar, cortei-as ao meio, para lhes tirar os caroços, cortei também as extremidades.




depois de arranjadas as nêsperas, meti uma camada de nêsperas no fundo do tacho e meti por cima um pouco de açúcar, repeti o processo até acabar as nêsperas e o açúcar, sendo que a última foi de açúcar.





deixei ficar até que as nêsperas absorvessem o açúcar.




depois de as nêsperas terem absorvido o açúcar, levei ao lume, em lume brando, deixei ferver cerca de 25 a 30 minutos.

já cozidas, passei-as com a varinha, mas não na totalidade pois, gosto de sentir alguns pedacinhos da fruta.

depois de passadas, adicionei o pau de canela e a casca de lima e deixei ferver durante 10 a 15 minutos em lume brando até que engrossasse, mexendo sempre para não se pegar ao fundo do tacho.





depois de ter engrossado o doce, tirei a casca do lima e o pau de canela e distribui por frascos de vidro previamente esterilizados, fechei de seguida os frascos e virei-os ao contrário para que criassem vácuo, depois de frios guardei-os no frigorífico.




nota: caso o doce esteja pouco grosso, deixe ferver mais um pouco até que engrosse mais. fica um género de uma marmelada, mas bastante saborosa.