bolo floresta negra e um aniversário

sábado, 27 de abril de 2013

1 comentários
hoje foi dia de festa, um amiguinho nosso, meu e do meu irmão, fez anos!

quinze anos! é como um irmão mais novo para nós, crescemos todos juntos,  conheço-o desde sempre, desde sempre que faz parte das nossas vidas ...

para celebrar o seu aniversário fez um lachinho em sua casa, para juntar os amigos mais próximos.

levei um bolinho para me juntar à festa!

ingredientes:

6 ovos - usei tamanho L
200g de açúcar
200g farinha
100g de chocolate em pó
2 colheres de chá de fermento
4 colheres de sopa de leite - usei de soja

cobertura:

200ml de natas - usei as da mimosa para bater
3 colheres de sopa de açúcar
morangos laminados q.b
chocolate negro picado q.b



comecei por pré-aquecer o forno, untei uma forma com manteiga, forrei com papel vegetal.

para a massa do bolo comecei por peneirar a farinha, o chocolate e o fermento, reservei.

separei as gemas das claras e com a batedeira na velocidade máxima bati as gemas com 100 gramas de açúcar e o leite de soja, até que obtivesse uma mistura fofa, espessa e volumosa, bati cerca de 5 a 6 minutos.




numa tigela à parte, bati as claras em castelo bem firmes e à medida que estás começaram a espessar, juntei aos poucos os outro 100 gramas de açúcar, continuei a bater até que ficassem bem firmes.

juntei as claras à mistura das gemas, envolvi suavemente (sem bater!) até que ficasse homogéneo. aos poucos fui juntando ao preparado a farinha com o chocolate e o fermento peneirado mais uma vez de forma suave, até que ficasse tudo muito bem incorporado.




transferi  metade da massa para a forma anteriormente preparada, com a ajuda da colher de pau espalhei a massa pela forma. 



retirei do forno o bolo depois de cozido (teste do palito). e com a ajuda do papel vegetal tirei o bolo da forma e deixei arrefecer; voltei a repetir o mesmo processo com a outra metade da massa.



cobertura:

coloquei as natas na batedeira e à medida que estas começaram a espessar fui juntado aos poucos o açúcar, bati até que engrossassem.

de seguida lavei os morangos, laminei-os e piquei o chocolate.

montagem:

para a montagem foi apenas necessário colocar uma das partes do bolo num prato para bolos, barrá-lo com parte das natas batidas e colocar os morangos laminados por cima; depois disso foi só colocar a outra parte do bolo por cima do morangos, e cobrir o bolo com as restantes natas, morangos e o chocolate picado.







nota: enganei-me no tamanho da forma, devia ter utilizado uma forma um pouco mais larga, para que o bolo não tivesse ficado tão alto.

cogumelos à brás

4 comentários
não foi de todo a minha primeira escolha, para o fim dos meus primeiros gumelos, mas como disse no post anterior, devia ter colhido os cogumelos mais cedo, murcharam um pouco..

por isso devido à necessidade de lhes dar um fim e de fazer o meu jantar e o almoço do dia seguinte, para levar para o trabalho, juntamente com os ingredientes que tinha disponíveis de momento em casa, acabei por fazer cogumelos à brás, ficou muito bom, são óptimos estes cogumelos.


ingredientes:
125g de cogumelos
100g de tofu
1 cebola pequena
1 dente de alho
batata frita palha q.b
sal q.b
malagueta q.b
azeite q.b
sal e pimenta q.b


comecei por cortar a cebola e o alho bem picadinho, e numa frigideira anti-aderente, refoguei lentamente, em lume baixo.



cortei o tofu em cubinhos e juntei-os ao refogado.




depois da cebola já estar cozida e o tofu bem envolvido com o refogado, adicionei os cogumelos já cortados, deixei cozinhar durante uns minutos em lume baixo e temperei com sal, pimenta e um pouco de malagueta picada (se não gostar de picante, pode deixar de parte a malagueta, mas se gostar e não tiver malaguetas, pode sempre utilizar piri piri normal).



depois de cozinhados os cogumelos, juntei a batata frita palha.







envolvi as batatas com o tofu e os cogumelos, bati os três ovos bem batidos adicionei-os ao preparado anterior, mexi com a ajuda de uma colher de pau de forma a que ficasse todo muito bem envolvido, rectifiquei os temperos e assim que os ovos ficaram cozinhados apaguei o lume, para que não secasse muito e ficassem húmidos.



servi com salsa picada.