bolo c/ recheio de morangos

segunda-feira, 18 de março de 2013

3 comentários
nestes últimos dois dias, tem me sido muito complicado cá vir, sei que prometi fotografias e a receita do bolo, que fiz para comemorar os meus anos, mas só hoje consegui arranjar mais tempo para cá vir.

no dia 16 da parte da manhã, tive uma manhã fantástica, adorei os miminhos que me ofereceram no mercado de lagos, como já vos tinha falado no post anterior...

e a noite também não poderia ter corrido melhor, uma noite passada a rir entre amigos, no bar Last Chance Salom a ver um espectáculo de um rapaz muito engraçado, do qual já devem ter ouvido falar "môce dum cabréste", para quem não conhece aqui está o link do blog dele: http://mocedumcabreste.blogspot.pt/.

o bolinho que fiz, não era o que queria fazer, mas foi o que consegui fazer com os ingredientes que tinha em casa.


ingredientes:

6 ovos - usei tamanho M
200g de açúcar
200g de farinha
2 colheres de chá de fermento
500g de morangos
corante vermelho q.b
baunilha q.b
60ml de leite
manteiga e farinha q.b para untar a forma

recheio e cobertura:

1 limão pequeno 
200ml de natas para bater
150g de açúcar



comecei por pré-aquecer o forno, untei uma tarteira com manteiga, forrei com papel vegetal, também esta untada com manteiga e polvilhado de seguida com farinha.



para a massa do bolo comecei por peneirar a farinha e o fermento, reservei.

com a batedeira na velocidade máxima bati as gemas com 100 gramas de açúcar, baunilha q.b e o leite, até que obtivesse uma mistura fofa, espessa e volumosa, bati cerca de 5 a 6 minutos.

numa tigela à parte, bati as claras em castelo, e à medida que estás começaram a espessar, juntei aos poucos os outro 100 gramas de açúcar, continuei a bater até que ficassem bem firme.

juntei as claras à mistura das gemas, envolvi suavemente (sem bater!) até que ficasse homogéneo. aos poucos fui juntando ao preparado a farinha com o fermento peneirado mais uma vez de forma suave, até que ficasse tudo muito bem incorporado.



transferi  metade da massa para a tarteira anteriormente preparada, com a ajuda da colher de pau espalhei a massa pela tarteira. retirei do forno depois de cozido (teste do palito), e com a ajuda do papel vegetal tirei o bolo da forma e deixei arrefecer; voltei a repetir o mesmo processo com a outra metade da massa, adicionando lhe apenas umas gotinhas de corante vermelho para ganhar um tom cor-de-rosa.



cobertura:

coloquei as natas na batedeira com o sumo de meio limão, à medida que estas começaram a espessar fui juntado aos poucos o açúcar, bati até que engrossassem, guardei-as no frigorífico até as utilizar.

cortei os morangos em em bocadinhos muito pequeninos, deixando alguns para enfeitar o bolo.




montagem:

para a montagem foi apenas necessário colocar uma das partes do bolo num prato para bolos, barrá-lo com parte das natas batidas e colocar os morangos picados por cima; depois disso foi só colocar a outra parte do bolo por cima do morangos picados, e cobrir o bolo com as restantes natas e morangos.