waffles

quinta-feira, 14 de março de 2013

0 comentários
há uns três anos atrás, uma das prendas que ofereci à minha mãe pelo natal, foi uma máquina de fazer waffles, não que ela tivesse o hábito de comer waffles, ou que alguma vez me tivesse dito que gostava de ter uma máquina dessas...

não tinha o hábito nem nunca me falou do assunto, a prenda era mais para mim do que para ela, porque eu sim, adoro comer waffles e cada vez que ia à worten fazia questão de passar pelo corredor das ditas máquinas.

do natal até ao final de janeiro, passava a vida a fazer waffles, waffles com mel, waffles com nutella, waffles com gelado, com fruta, waffles às segundas-feiras, às quintas, aos domingos, waffles só para mim, waffles para a família, waffles para os amigos, waffles todos os dias...

chegou um dia em que guardei a máquina, e nunca mais a utilizei, até hoje, hoje lembrei-me dela, fui buscá-la ao armário, lá estava ela na prateleira mais alta à minha espera.

a receita essa, ainda a sabia de cor, é daquelas que ninguém esquece, por mais tempo que passe, não me lembro de onde a tirei, mas julgo ter sido no livrinho de instruções da máquina, na última página tinha algumas receitas... já não o tenho, mas a receita ficou gravada, não sei se na altura fiz algumas alterações à receita original ou se ela era mesmo assim...


ingredientes:

2 ovos - usei tamanho M
1 chávena de leite
2 chávenas de farinha
4 colheres de açúcar
1 colher de chá fermento - usei royal
1 colher de chá de sal - usei bonsalt
140g de manteiga - usei vaqueiro
essência de baunilha q.b
óleo fula q.b

gelado de baunilha q.b
banana q.b
topping morango/chocolate q.b.





comecei por fazer a massa, meti todos os ingredientes na batedeira, e bati até que ficasse tudo bem incorporado; desta vez não foi o caso, mas no caso da massa ficar muito mole, acrescente um pouco mais de farinha, mas nunca mais de meia chávena.




depois de feita a massa, liguei a máquina de waffles, enquanto aquecia, passei pela máquina um guardanapo embebido com um pouco de óleo fula, de maneira a que a massa não corresse o risco de ficar agarrada.







utilizei uma concha para me servir de medida, cada concha de massa, cada waffle, fui repetindo o processo até acabar a massa.






ATACA - associação de tutores e amigos da criança africana

0 comentários

"A ataca é uma associação de solidariedade social sem fins lucrativos que visa o desenvolvimento humano das regiões do mundo mais desfavorecidas, nomeadamente em África."

já não me lembro como fiquei a conhecer a Ataca, mas foi aqui pela internet, pesquisei um pouco e vi que era uma associação de confiança, pouco tempo depois decidi tornar-me tutora de uma criança, ainda hoje não me arrependo, tenho é pena de neste momento não ter como contribuir mais, de ajudar mais uma criança, mas talvez daqui a uns tempos o consiga fazer...

hoje não vos venho pedir que se tornem sócios da associação, ou que se tornem tutores de alguma criança, mas sim que na altura de fazer o seu IRS, que seja solidário e atribua 0,5% do IRS que paga ao estado à ONGD ATACA - Associação de Tutores e Amigos da Criança Africana, ajudando assim crianças moçambicanas desprotegidas e desfavorecidas.

para tal só terá que preencher o Anexo H - Quadro 9 com o NIF da Ataca: 507 739 132.



para mais informações sobre a associação não hesite: