frango c/ tomilho & alecrim

terça-feira, 12 de março de 2013

1 comentários
o jantar de ontem foi frango c/tomilho & alecrim no forno, a ideia surgiu-me durante a tarde, depois de ter visto um programa do gordon ramsay, não segui a receita, até porque não a apontei e tentei procurá-la aqui na internet, mas não a encontrei, mas o pouco que apanhei serviu-me de inspiração.


ingredientes:

1 frango
2 colheres de sopa de tomilho
2 colheres de sopa de alecrim
½ limão
manteiga vaqueiro q.b
sal e pimenta q.b
azeite q.b
3 fatias de bacon
5 tirinhas fininhas de pimento vermelho
½ malagueta s/ as sementinhas  
½ cebola pequena
1 lata pequena de feijão branco da compal




comecei pelo recheio do frango; numa frigideira anti-aderente com um fio de azeite refoguei a meia cebola, o pimento, a meia malagueta e o bacon partido aos bocadinhos, durante 2 a 3 minutos em lume baixo, juntei o feijão, temperei com sal e pimenta, deixei cozinhar mais uns minutos, reservei.





derreti um pouco de vaqueiro no microondas e juntei o tomilho e o alecrim; lavei o  frango e barrei-o com a mistura da manteiga.



depois de ter o frango todo coberto pela mistura da manteiga, recheei o frango com o feijão; cortei um limão e meti apenas metade dentro do frango.




untei um tabuleiro com um pouco de manteiga, levei o frango ao forno no tabuleiro com mais uns pequenos quadradinhos de manteiga, um pouco de água e um fio de azeite; levei o frango ao forno, fui regando o frango com o molho que se ia formando no tabuleiro.



desliguei o forno depois do frango já estar assado com a pele dourada, retirei-o do forno, deixei repousar e com a ajuda de uma colher tirei o limão e o recheio de feijão para uma tigela à parte; cortei o frango em pedaços e servi de seguida, acompanhei o frango com o feijão picante e puré de batata-doce.








mousse de chocolate pantagruel

3 comentários
mousse de chocolate da pantagruel, é para mim a melhor receita de mousse de chocolate...

abaixo deixo-vos a receita, fiz uma única alteraçãozinha, em vez dos 6 ovos que a receita pede, utilizei 7.


ingredientes:

200g de chocolate pantagruel 
6 ovos - usei 7 ovos de tamanho M
6 colheres de sopa (rasas) de açúcar
1 colher de manteiga





comecei por derreter o chocolate; derreti no microondas, mas poderá fazê-lo em banho-maria no fogão.




com a ajuda da batedeira, bati muito bem o açúcar com a manteiga amolecida, de forma a deixar de transparecer o granulado do açúcar.

juntei em seguida, uma a uma as gemas, ao açúcar e à manteiga, sem parar de bater; bati até que se transformasse tudo no creme esbranquiçado.



depois de tudo bem batido, adicionei o chocolate já derretido e a uma temperatura ambiente a creme esbranquiçado, continuei a bater até que ficasse tudo bem incorporado.



bati as claras em castelo bem firme; e pouco a pouco fui envolvendo de forma suave as claras ao preparado anterior.




levei ao frigorífico antes de servir.