biscoitos de limão

sexta-feira, 8 de março de 2013

1 comentários

maria josé era o nome da nossa vizinha, uma vizinha sazonal é certo, mas uma vizinha de quem gostávamos muito, demorou algum tempo até que soubéssemos que já não se encontrava entre nós...

todos os verões vinha até sagres e a sua vinda era sinónimo de biscoitos, eu e o meu irmão adorávamos, ela fazia os melhores biscoitos do mundo, fossem eles simples, de limão ou de laranja...

hoje para recordá-la fiz biscoitos de limão, é uma receita simples e muito fácil de fazer, a receita é a mesma que a d. maria josé fazia (sei que a receita não era da autoria dela, mas foi através dela que a fiquei a conhecer), confesso que os da d. maria josé ficavam melhores, apesar de me ter saído muito bem.

ingredientes:

2 ovos – usei tamanho M
150g de açúcar
250g de farinha c/fermento
1 limão – utilizei só a raspa




comecei por raspar a casca do limão, adicionei a raspa de limão aos ovos e ao açúcar, bati com a ajuda da batedeira até aumentar de volume.






juntei a farinha ao preparado anterior envolvendo de forma suave de cima para baixo, com a ajuda de uma colher de pão.

com as mãos, moldei bolinhas de massa, e coloquei-as sobre um tabuleiro untado com manteiga e forrado com papel vegetal.




levei ao forno já pré-aquecido, cerca de 15 minutos, de forma a não ficarem muito alourados, retirei-os ainda moles para não ficarem muito secos.


nota: rendeu-me 22 biscoitos, mas depende do tamanho que quiser dar os seus biscoitos, guardei-os num frasco de maneira a que não amolecessem.