empadas de soja

quinta-feira, 7 de março de 2013

0 comentários

há dias em que os dias parecem ter menos de 24 horas, hoje foi um desses dias... tempo passou a correr.

acordei tarde, mesmo com o despertador programado para as nove... devo ter desligado, o meu inconsciente deve ter pensado que lhe ficaria agradecida, por passar mais um bom par de horas deitada na cama, mas muito pelo contrário, fiquei fula, queria ter acordado mais cedo, tinha tanto por fazer...

escusado será dizer que nem fiz metade do que tinha planeado, acordar tarde deixa me preguiçosa, mole e tantos outros sinónimos de "sem vontade de fazer coisa nenhuma".

mas uma coisa é certa, consegui arranjar um tempinho para fazer estas maravilhosas empadas para o meu almoço/lanche.

ingredientes:

½ chávena de soja fina
1 courgette pequena
1 cebola pequena
½ pimento vermelho
½ pimento verde
½ colher de sopa de massa de alho
3 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de molho de soja
2 colheres de sopa de farinha
1 massa folhada de compra
1 gema de ovo
leite q.b
sal, pimenta e noz moscada q.b



comecei por demolhar a soja em água, durante cerca de 20 minutos, de forma a que esta hidratasse e aumentasse de volume.


enquanto a soja aumentava de volume, saltei em azeite o alho, a cebola e os pimentos, deixei a cozinhar um pouco em lume baixinho.




escorri a água da soja através de um passador, reguei-a com o molho da soja, aguardei cerca de 2 a 3 minutos, adicionei a soja ao refogado da cebola e dos pimentos e juntei a courgette cortada em quartos.



depois de cozinhar durante mais uns minutos, juntei a farinha e o leite e mexi suavemente até ficar cremoso, temperei com a noz moscada, com a pimenta e o sal, retirei do lume e deixei arrefecer.

enquanto arrefecia, untei com manteiga e farinha as forminhas das empadas, comecei a dividir a massa folhada em bolinhas para forrar as forminhas, deixando de parte, uma parte da massa para depois cobrir o recheio.




forrei as forminhas com a massa, recheei-as com o preparado anterior tampando de seguida com a massa deixada de parte e pincelando-as de seguida com a gema de ovo.





forrei um tabuleiro com papel vegetal, e levei ao forno já pré-aquecido até ficarem alouradas.






nota: rendeu-me 8 empadinhas, ficaram um pouco mais do que alouradas, mas estavam deliciosas na mesma, acompanhei-as com arroz de espinafres.