esparguete bolonhesa de soja

sexta-feira, 1 de março de 2013

1 comentários

utilizo muitas vezes soja nos meus cozinhados, e se pensam que a soja é só para os vegetarianos enganam-se, porque qualquer pessoa que procure ter uma alimentação de qualidade devia de tornar a soja num elemento indispensável na sua alimentação.

a proteína de soja é uma proteína completa, uma vez que provê os aminoácidos necessários para o nosso organismo, além de ser rica em fibras, vitaminas e de minerais como o cálcio, o ferro e o potássio também ajuda na redução por exemplo do colesterol.

e como gosto muito de soja, hoje foi o dia de bolonhesa de soja...


ingredientes:

1 chávena de proteína de soja fina desidratada
1 cebola
1 colher de sopa de massa de alho
2 colheres de sopa de azeite
1 cenoura média
3 colheres de molho de soja
1 chávena concentrado de polpa de tomate
meia courgette
oregãos q.b
água q.b
sal bonsalt q.b
pimenta q.b
gengibre ralado q.b
esparguete q.b



comecei por demolhar a soja em água, durante cerca de 20 minutos, de forma a que esta hidratasse e aumentasse de volume.



piquei muito bem a cebola e o alho e alourei ligeiramente no azeite quente, de seguida juntei o concentrado de polpa de tomate, adicionei um pouco de água para aumentar a quantidade de molho e deixei refogar um pouco em lume brando.



escorri a água da soja através de um passador, reguei-a com o molho da soja, aguardei cerca de 2 a 3 minutos, adicionei a soja ao molho de tomate, juntei a cenoura em cubinhos pequenos, a meia courgette cortada em quartos e misturei bem.




temperei o preparado com o gengibre ralado, o sal, a pimenta e com os oregãos, tapei o tacho e deixei a apurar em lume bando durante cerca de 20 minutos.

entretanto cozi o esparguete.