lemon curd

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

3 comentários

há uns dias atrás o meu namorado, veio passar o fim-de-semana a minha casa, trazendo com ele um saco enorme cheio de limões! e até hoje não sabia o que havia de fazer com tantos limões, pois são muitos mais do que aqueles que conseguimos gastar cá em casa.

existe um provérbio inglês que diz "when life gives you lemons, make lemonade", mas como o tempo não está propicio a limonadas, lembrei-me que poderia utilizá-los para a minha primeira experiência no mundo dos curd's.



seja de que sabor for, os curd's são ideais para rechear tartes, bolos e bolachas, ou até mesmo para comer em torradas e tostas, ou com iogurtes naturais, de forma a que os mais gulosos não se sintam tentados em juntar lhes açúcar, eu experimentei e gostei, dá um sabor muito agradável ao iogurte.

pesquisei um pouco pela internet e encontrei várias receitas, mas decidi guiar-me por uma pequena anotação que a minha mãe tinha num caderninho, não faço a menor ideia de onde a tirou, mas de qualquer forma, não a segui a risca, portanto deixo-vos a receita tal como a fiz.

ingredientes:

3 limões – os que utilizei eram enormes 
3 ovos – usei tamanho M
50gr de manteiga
250gr de açúcar amarelo
2 colheres de sopa de maizena peneirada



comecei por lavar muito bem os limões, raspa-los e espreme-los, meti uma panela ao lume com o sumo, a raspa, a manteiga e o açúcar, mexendo sempre até que se dissolvessem, sem deixar ferver, apaguei o lume e reservei.

entretanto numa tigela à parte, bati os ovos com a maizena peneirada, e adicionei os ao conteúdo da panela, ainda com o lume apagado, mexi rapidamente para que os ovos não cozessem.

levei novamente a panela ao lume, e mexi até que engrossasse, e para que ficasse mais aveludado passei o com a varinha mágica.



deitei o curd em dois pequenos frascos previamente esterilizados, e tapei de seguida, virei-os aos contrários até que ficassem frios de forma a criar vácuo.




depois de frios, guardei-os no frigorífico.



nota: rendeu me apenas para dois frasquinhos, tive medo que me corresse mal, mas para a próxima é só dobrar a receita.