crumble de courgette

domingo, 24 de fevereiro de 2013

1 comentários

conhecia o crumble como um prato doce de origem britânica, geralmente feito de compota de frutas picadas e cobertas com uma mistura de manteiga, farinha e açúcar, assado até que a cobertura ficasse crocante, muitas vezes servido com natas ou gelado, em forma de sobremesa.

vim a saber que os crumbles surgiram durante a segunda guerra mundial, devido à falta de ingredientes para as tortas tradicionais, que exigiam muita farinha e açúcar para a massa, tornou-se num prato popular devido à sua simplicidade.

há uns tempos atrás fiz crumble de courgette estava sem grandes ideias para acompanhar o meu jantar, e como já tinha visto várias receitas aqui pela internet, decidi que tinha chegado a hora... não fosse eu adorar courgettes.

as receitas que encontrei eram todas bastante idênticas, vou vos deixar a receita tal como eu a fiz.

ingredientes:

1 courgette grande
1 cebola pequena
manjericão q.b – utilizei seco da margão
azeite q.b
sal e pimenta q.b




cobertura:

100gr de farinha
2 fatias de pão da véspera
60gr de manteiga
30gr de queijo parmesão ralado




comecei por lavar as courgettes em água fria, cortei a cebola fininha e as courgettes em quartos.

refoguei a courgette e a cebola num fio de azeite, cerca de uns 5 a 6 minutos e temperei com um pouco de sal, pimenta e um pouco de manjericão, em lume baixinho.



desfiz o miolo das duas fatias de pão em migalhas bem pequeninas e reservei. juntei a farinha com a manteiga amolecida, amassei com as pontas dos dedos até formar uma espécie de areia, adicionei as migalhas do pão e o queijo parmesão ralado.

untei um pirex pequeno com um pouco de manteiga, e coloquei o preparado da courgette e da cebola no pirex, por cima cobri com o crumble.





levei ao forno pré-aquecido por cerca de 25 a 30 minutos, até que ganhasse cor.





foi o meu primeiro crumble, gostei muito do resultado final, depois disto já o voltei a fazer, é um óptimo acompanhamento, agora estou ansiosa por me estrear num crumble com frutas.

hamburgers de grão de bico

7 comentários

não sou muito adepta de carne, aliás os poucos tipos de carne que consumo, resumem se praticamente a frango e a frango... por vários motivos, os quais não vou referir agora, mas troco com maior prazer um prato de carne, neste caso o frango por um prato onde só constem legumes e leguminosas sem problema algum.

é certo que a carne, nos faz falta, mas existem várias formas de a substituir, algumas delas bem mais saborosas e saudáveis... e como hoje me apetecia almoçar alguma coisa rápida e simples e onde a carne não fosse convidada, decidi fazer hamburgers de grão de bico com legumes. 

a receita a baixo rendeu-me cerca de 5 hamburgers, a quantidade varia conforme o tamanho que quiser dar aos seus hamburgers.

ingredientes:

1 lata de grão de bico já cozido de 410gr
8 colheres de sopa de pão ralado
5 colheres de flocos de aveia - triturei os um pouco na 1,2,3
1 colher de sopa de sementes de sésamo
2 ovos – usei tamanho L
1 cebola pequena
¼ pimento verde
½ pimento vermelho
1 e meia colher de chá de massa de alho
½ cenoura ralada
brócolos q.b
azeite e pimenta q.b
molho de soja q.b

















comecei por refogar ligeiramente a cebola, os pimentos com um fio de azeite, numa frigideira anti-aderente, de seguida acrescentei meia cenoura ralada, um bocadinho de brócolos meio picados e a colher e meia de chá de massa de alho, deixei refogar durante mais 2 a 3 minutos e reservei.




esmaguei o grão-de-bico cozido, já lavado e escorrido numa taça com a aveia, o pão ralado e as sementes de sésamo, adicionei o refogado da cebola com os condimentos que meti a gosto (a soja e a pimenta), ao grão.





bati os dois ovos com a ajuda de um garfo, adicionei os ao preparado anterior, 
e envolvi os de forma a que todo o preparado estivesse coberto pelo ovo, depois de tudo muito bem envolvido moldei o preparado em 5 hamburgers de tamanhos idênticos, levei a fritar com um fio de azeite, mas poderá também fazê-lo em óleo.




nota: não tenho por hábito utilizar sal, pois sou hipertensa, e julgo que a soja e a massa de alho dão o sabor suficiente aos hamburgers, de forma a que estes não fiquem muito insonsos, mas é ao gosto de cada um