bolo de espinafres c/mouse de chocolate

sábado, 23 de fevereiro de 2013

3 comentários

espinafres é coisa que nunca me falta cá em casa, ainda por cima frescos e biológicos, considero os quase selvagens, o quase deve-se apenas ao facto de estarem dentro do meu quintal, caso contrário poderia mesmo chamá-los de selvagens, pois o único cuidado que temos com eles cá em casa é de os cortar para que não se apoderarem de todo o canteiro.

ouvi falar há uns dias de bolo de agriões, confesso que de inicio pensei que seria uma loucura fazê-lo, no entanto decidi pesquisar a receita aqui pela internet, até que encontrei uma receita de bolo de espinafres e pensei porque não? no final de contas tenho espinafres que nunca mais acabam...

posso dizer que foi um surpresa bastante agradável, a fonte de onde me inspirei foi: http://espacotelheiras.wordpress.com/2012/07/27/bolo-de-espinafres/, não segui a receita à risca e tomei a liberdade de lhe fazer umas pequenas alterações, o resultado não poderia ter sido melhor, a baixo deixo-vos a receita à minha maneira.


ingredientes:

3 ovos – usei tamanho L
2 chávenas de açúcar amarelo peneirado*
2 chávenas de farinha peneirada
170gr de folhas de espinafres frescas e já sem os talos
2 colheres de chá de essência de baunilha
2 colheres de chá de fermento
3 colheres de sopa de água
meia chávena de óleo
sal fino q.b


cobertura:

3 ovos – usei tamanho L
100gr de chocolate de culinária em barra
50gr de manteiga
4 colheres de sopa de açúcar

comecei por pré-aquecer o forno a 180ºC, untei de seguida um tabuleiro rectangular com cerca de 25x30cm com um pouco de manteiga, e depois forrado com papel vegetal.

triturei com a varinha mágica parte das folhas de espinafres, com uma colher de sopa de água e aos poucos fui adicionando as restantes folhas e as outras duas colheres de sopa de água, até estas ganharem a consistência de puré.

separei as gemas das claras, e com a batedeira bati na velocidade máxima as gemas com o açúcar, o óleo e as duas colheres de chá de essência de baunilha, até obter uma mistura homogénea.

numa taça à parte bati as claras com o sal em castelo, até ficarem bem firmes.

às gemas batidas juntei os espinafres reduzidos em puré, e a farinha peneirada com a ajuda da colher de pau, depois da mistura ter ficado bem incorporada, acrescentei as claras em castelo envolvendo suavemente (sem bater!) até a mistura ficar homogénea.


transferi a massa para o tabuleiro, previamente preparado, com a ajuda da colher de pau, levei ao forno até estar cozido (testei com o palito). retirei do forno, e com a ajuda do papel vegetal tirei da forma e deixei arrefecer.


para a cobertura utilizei uma receita simples de mousse de chocolate, bati as claras em castelo, bem firmes e reservei. derreti o chocolate com a manteiga no microondas, mexendo de vez enquanto para não queimar. bati as gemas uma a uma com o açúcar até se transformarem numa mistura esbranquiçada, a qual juntei o chocolate derretido com a manteiga, misturei bem e finalmente envolvi as claras em castelo neste preparado.

enquanto a mousse ficou no congelador durante meia hora, retirei o papel vegetal do bolo, e cortei em duas partes iguais, passada a meia hora, barrei o bolo com a mousse.






ainda houve quem se quisesse juntar à festa, apresento-vos a Lola, a minha pequenina pensou que ao roubar me folhinhas de espinafres me tivesse a ajudar.



*na fotografia a cima está açúcar branco mas optei pelo amarelo peneirado


era uma vez...

0 comentários

até há uns tempos atrás, a ideia de criar um blog, era coisa que não me passava pela cabeça, mas tantas conversas como "devias de criar um blog" ou "era giro partilhares as tuas coisas num blog"... que comecei a pensar... e porque não?

o excesso de tempo livre, fez com que o meu interesse pela cozinha crescesse, e que me fizesse apaixonar por ela e por tudo o que a envolve... criamos laços! desde sempre que gosto e me sinto bem na cozinha, mas cozinhar não era uma coisa que fizesse com muita regularidade, pois ainda vivo em casa da minha mãe, sendo a cozinha o território preferido dela, não fosse também ela apaixonada por tachos e panelas...

sabem aquelas doenças genéticas, que ocorrem devido à presença de um ou mais genes defeituosos que está presente no material genético? que nos é transmitido pelo pai e/ou pela mãe ou até mesmo pelos nossos avós e que inevitavelmente as teremos que suportar... pois bem, o gosto pela cozinha deve ser um desses genes, genes esses que não se escolhem... está nos no sangue.

como a grande maioria das pessoas que gosta de cozinhar, tanto eu como a minha mãe e já como a minha avó tinha, temos a mania de coleccionar todo o tipo de receitas, revistas e livros de cozinha, que maior parte das vezes nem os utilizamos  servem apenas por vezes como fonte de inspiração, pois raramente seguimos receitas à risca, acabamos sempre por criar algo um pouco mais nosso, pois gostamos de dar asas à nossa imaginação.

adoro viajar, adoro comida, de coisas simples, da natureza, de ler e de ouvir música, de boas conversas e sobretudo de finais felizes, sendo essa a principal razão de ter dado ao blog o nome "food & happy endings".

todas ou praticamente todas as fotografias que irei meter no blog são tiradas por mim, sendo que por vezes não será fácil tirá-las dando o destaque merecido à receita, pois os meus conhecimentos sobre fotografia são relativamente escassos...

a receitas são grande parte tiradas de livros, de blogs e de outros sites de receitas, sendo a maior parte delas alteradas a meu gosto, mas sempre que as fizer tal e qual como as encontrei, colocarei a fonte.

não me considero nenhuma cozinheira, pois estou a anos de luz, de alguma vez lá chegar, ainda mal aprendi a fritar um ovo, mas adoro cozinhar e tudo o que faço é com gosto e amor, tudo o que faço gosto de partilhar com a minha família, amigos e com os que me estão mais próximo, cozinhar para mim tornou-se num género de terapia, terapia essa barata e bastante eficaz. :)

bem espero assim, partilhar convosco todas as minhas experiências culinárias,   bem sucedidas está claro ehe

um beijinho