mini crepes chineses

domingo, 24 de março de 2013


comprei a massa de filo a pensar nos pastéis de tentugal, mas ainda não foi desta que os fiz.

há uns dias que me anda apetecer comida chinesa e hoje de manhã, enquanto tomava o pequeno-almoço pensei em dar uso à massa de filo, deixando assim os pastéis de tentugal para outro dia...

os ingredientes que utilizei, foi na sua maioria restinhos que tinha no frigorífico, uns bifinhos de frango da noite anterior, um restinho de couve coração, meia cebola, meio pimento vermelho...

ingredientes:

massa filo
resto de carne - 3 bifinhos de frango
9 folhas de couve coração
1 cenoura pequena
½ cebola
½ pimento vermelho pequeno
½ courgette pequena
1 colher de farinha
azeite q.b
molho de soja q.b
sal e pimenta q.b
manteiga q.b - usei vaqueiro
sementes de sesámo e chia q.b



comecei por cortar todos os ingredientes e a desfiar os bifinhos de frango.





no wok meti um fio de azeite (pode usar uma frigideira anti-aderente) e salteei os legumes, comecei por saltear a cebola, o pimento e a cenoura, acrescentei depois a courgette e a couve.





temperei com sal, pimenta e duas colheres de molho de soja, deixei a cozinhar durante mais uns minutinhos em lume baixinho, adicionei o frango.



juntei ao preparado uma colher de farinha, e envolvi tudo muito bem, apagando de seguida o lume.



cortei a massa de filo em rectângulos (o tamanho do crepe depende do tamanho que quiser dar aos seus rectângulos), sobrepôs dois rectângulos, mas antes disso pincelei um deles com um pouco de vaqueiro derretido. 

depois dos rectângulos estares todos sobrepostos, meti o recheio em cada um deles, aconcheguei o recheio para que conseguisse enrolar mais facilmente, pincelei novamente as pontas da massa e dobrei-as para dentro, enrolei em forma de rolinho, salpiquei com as sementes de sesámo e chia.*

repeti o processo até acabar a massa e o recheio. **






forrei um tabuleiro com papel vegetal, e levei os rolinhos ao forno já pré-aquecido, deixei assar até que ficassem ligeiramente alourados e estaladiços.



servi os rolinhos com molho de soja, pode usar também molho agridoce, não utilizei pois só utilizei mesmo o que tinha da despensa no momento.






* a minha cábula para enrolar os crepes tirei dá página do facebook da clara de sousa - https://www.facebook.com/claradesousa.aminhacozinha


 a fotografia a cima não me pertence, é apenas para explicar o processo.


** sobrou me um bocadinho de recheio, mas como estava óptimo comi-o mesmo assim, enquanto esperava pelos crepes no forno.

2 comentários:

Anônimo disse...

E estavam ums delicia

Ana Rita Perdiz disse...

Pronto, acabei de engordar 100 gramas ;-)
Continua Princesa
:* <3

Postar um comentário